sexta-feira, 2 de março de 2012

O sangue de Abel clama...


"Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel? " Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? " Disse o Senhor: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando."
Gênesis 4:7-10

Adão, o primeiro homem, cuja tradução do nome no hebraico quer dizer “homem“, teve a princípio dois filhos, a saber Caim e Abel. Adão tipifica a humanidade, mas a humanidade afastada de Deus, a humanidade caída.

Dois foram os primeiros filhos homens de Adão. Dois foram os primeiros frutos de sua varonilidade. Veja que a primícia da geração de Adão, por sua vez, se tornou um homicida. Caim matou Abel, por ter inveja de que Deus aceitou a oferta deste e a dele não. Abel, por sua vez, também fruto de Adão, queria agradar ao Senhor, buscava oferecer a Deus a melhor parte. O ato de Caim o tornou um andarilho errante sobre a terra.

Estes dois filhos de Adão, tipificam, pelo que posso ver, todos os demais filhos de Adão. Dentro de nossa natureza humana, existe o querer conhecer e agradar a Deus. Porém dentro da nossa natureza humana, também está o produzir o mal.

Paulo já falou sobre isso na carta aos Romanos, quando disse:

"Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"
(NVI) Romanos 7:21-24

Caim e Abel, esta natureza humana, ainda batalham dentro de nós homens, e Caim dentro de nós está sempre a matar Abel. Mas o sangue de Abel sempre clama diante de Deus. A humanidade anseia pela presença de Deus e pela justiça de Deus.

Mas Paulo continua:

"Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.
Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,"
(NVI) Romanos 7:25, 8:1-3

Esta batalha termina em Jesus Cristo. O sangue de Abel encontra consolo. Seu clamor é atendido. Não necessitamos mais viver em batalha dentro de nós, pois Jesus Cristo com o seu sangue redimiu a todo o pecado, e condenou a toda a carne na cruz, mas quando ressuscitou, ressuscitou para nos dar vida, e vida plena, abundante. Não precisamos mais andar errantes sobre a terra, como Caim andou. Antes podemos nos mover nas regiões celestiais, em Cristo Jesus, e experimentar que a alegria do Senhor é nossa força.

Que possamos confessar diante de Deus aquelas coisas que pertencem à natureza de Caim; que nos levam ou abrem a porta para que nossa antiga natureza seja alimentada e manifesta. Porém, em nosso coração, sabemos que necessitamos estar perto de Deus. O sangue de Abel clama, mas Jesus quer nos libertar hoje.

Deus quer nos levar a viver à vida plena, à vida abundante nEle, de maneira que não precisemos mais chorar, se lamentar e andar errantes sobre a terra. Antes podemos ser sal, luz, e caminhar segundo o propósito de Deus.

Fiquem na paz de Jesus Cristo!
Saulo Oliveira Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário