quinta-feira, 29 de março de 2012

Como o vento


João 3:8 - "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". "





Um dos sons que eu mais aprecio neste mundo é o som que é produzido pelo vento em sua força. O vento, no seu poder invisível aos olhos humanos, é uma das forças mais poderosas da natureza. Nada pode contê-lo, ninguém consegue compreendê-lo em sua plenitude. Os meteorologistas, embora consigam por vezes acertar em suas previsões, são constantemente surpreendidos.

O texto que lemos acima compara o cristão nascido do Espírito com o vento. Veja que a palavra vento, no texto original, também representa espírito. O Espírito Santo é como um vento. Ele sopra onde quer. Podemos ouvi-lo. Não somos capazes de compreender a sua grandeza e o seu movimento.

Outra vez, em Atos, o Espírito Santo é comparado com o vento; um vento impetuoso.

Atos 2:2-4 - "De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. "

Permitam-me propor uma ilustração. Vamos imaginar que você e eu somos como pequenos veleiros; como barcos sob as águas deste mundo. Os que são nascidos do Espírito são aqueles que içam as velas, e se deixam levar pelo vento. Os que não são nascidos do Espírito, são aqueles que lutam contra o vento. Enquanto nós resistimos, enquanto mantemos as velas baixas, não nos é possível mover com força. Podemos tentar remar contra o vento, mas isso somente representa muito esforço e cansaço sem resultados.

Veja que a atitude que permite ao veleiro se mover com força é içar completamente as velas e se render ao movimento impetuoso do vento. O Espírito Santo sopra onde quer. Nós podemos ouvir sua voz, mas não podemos perscrutar a profundidade do pensamento de Deus; não sem o Espírito Santo. Ele, no entanto, pode e quer nos levar junto com Ele, se assim o permitirmos.

Nesse dia vamos nos render a Ele. Vamos abrir mão dos remos. Vamos desligar os motores. Vamos parar de lutar com o vento. Vamos ousar entregar o controle dos nossos caminhos. Vamos içar as velas e ver onde Ele nos levará.

Fiquem na paz de Jesus Cristo!
Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário