quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Experimente ser fraco, enquanto Ele é forte

Olá amigos e irmãos!

Hoje inauguro este blog cujo objetivo é ajudar os cristãos a cumprirem o chamado da Igreja de Jesus Cristo, que é pregar o evangelho, e fazer discípulos.

Este é um chamado atual e urgente. Enquanto você lê este blog, é certo que existem pessoas do nosso relacionamento vivendo em tristezas, angústias, sem esperança, sem salvação. É tempo de anunciarmos a mensagem de salvação.

Nestes dias Deus tem despertado a Igreja com um avivamento como ainda não se viu. A glória do Senhor se derrama sobre a Terra como as águas cobrem o mar. Eu quero ser parte disso! Eu quero ser parte do movimento do Espírito Santo nestes dias, e sei que este é um anseio que permeia toda a Igreja.

Um dos grandes impedimentos que alguém pode ter para a pregação do evangelho é considerar a sua própria pessoa como o limitador. Todos conhecemos nossos pontos fortes e fracos. Todos conhecemos nossos limites e fraquezas. Podemos dizer, por exemplo, que nunca poderemos falar em público. Ou ainda podemos dizer que não temos o perfil de um evangelista. Você pode dizer que nunca poderá aprender um instrumento, ou um idioma estrangeiro. Você talvez diga que nunca poderá perdoar uma determinada pessoa. E muito nos conformamos em ser “assim mesmo”.

O apóstolo Paulo, no entanto, nos escreve em 2 Coríntios 12:9 dizendo: “(…) Portanto, eu, de bom ânimo, decidi gloriar-me nas minhas fraquezas (…)”. Aquilo que eu e você muitas vezes dizemos ser o que nos entristece e para, Paulo dizia ser o motivo da sua alegria.

Você pode dizer: Como assim? Como posso ficar alegre se sou fraco em algo? Entretanto, este é o desejo de Deus. Que eu e você reconheçamos que somos fracos, que finalmente admitamos isso. Porque se eu me mover naquilo que eu sei, quem se move: eu ou Deus? Certamente eu. Assim, todo fruto que eu colher é da minha própria glória. E se eu deixo de me mover por não saber fazer algo, que deixou de se mover: eu ou Deus? Certamente eu também.

(ACRF) João 3
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Assim, se me movo ou deixo de me mover baseado no que sei ou não sei fazer, o faço baseado nas minhas próprias forças e fraquezas. Veja também que a força do homem é ilusória. Toda força do homem é fraqueza diante de Deus. Logo... o mover ou não baseado em mim, é sempre baseado na fraqueza do homem.

Lendo novamente 2 Coríntios 12.

(BRDN) 2 Coríntios 12
9 e ele disse-me: “A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na debilidade“. Portanto, eu, de bom ânimo, decidi gloriar-me nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.
10 Por isso, por amor a Cristo, eu me deleito nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porque quando eu estou fraco, então é que eu sou forte.

Como posso fazer então? O que devo fazer? Devo a cada dia reconhecer diante de Deus que sou fraco e desistir de ser forte, para que Ele seja forte em mim. Nossa alegria se baseia no fato de que a única maneira de vermos o poder de Deus completamente manifesto é se deixarmos Ele viver em nós, Ele ser a força em nós.

Isto é libertador, porque não precisamos de pré-requisitos para pregar o evangelho. Nenhum, além de estar na presença de Deus. O que necessitamos é manter um relacionamento com o Espírito Santo. A única maneira de termos resultados extraordinários é fazendo coisas extraordinárias, coisas estas que a nós são impossíveis! Assim, a única maneira de vivermos extraordinariamente é vivendo pelo Espírito de Deus.

Assim meus irmãos, ao considerar o testemunhar acerca de Jesus, se preocupe centralmente em depender do Espírito Santo de Deus. Claro que devemos conhecer a Deus, a Palavra de Deus, mas o Espírito Santo de Deus é o centro do evangelismo. O que a presença dEle realiza, nenhum homem pode realizar.

Fiquem na paz de Cristo Jesus!
Saulo Oliveira Santos.


Um comentário: